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Emagrecer depois do parto

Levaste para o seu bebê durante nove meses e é normal que os quilos a mais não desaparecem do dia para a noite. Mas não deixe que eles te acompanhem mais do que o necessário.


Nem todos reagimos da mesma forma com os quilos a mais, incluindo os acumulados durante a gravidez. Um aumento de peso de 11 kg a 13 kg é normal, mas algumas mulheres muito magras, às vezes, aumentam até 18 kg e conseguem perdê-los rapidamente após o parto. Outras, no entanto, engordam menos, mas têm mais dificuldades em recuperar a linha.


Reunir forças


Se está a amamentar, as suas necessidades são quase idênticas às do final da gravidez. Você deve consumir suficientes ácidos graxos poli-insaturados essenciais para o desenvolvimento neurológico do seu filho e proporcionar-lhe de 1g a 1,2 g de cálcio por dia. Não se preocupe se você tem mais apetite, aleitamento materno a longo prazo ajuda a queimar a gordura armazenada durante a gravidez.


Dê o peito ou não, não se colocar metas pouco realistas. Lembre-se que se adelgazas muito rapidamente também recuperará rapidamente o que foi perdido. Além disso, uma dieta desequilibrada se esgotado fisicamente, em um momento em que você precisa recuperar as forças, especialmente se a gravidez e o parto têm sido difíceis.


Por último, cuidar do bebê todos os dias requer uma grande quantidade de energia. Isso não significa que você tenha que deixar os quilos se assentem, especialmente se você tem alguns dos mais antes de engravidar.


Objetivo: Dois quilos por mês


Comece a cuidar de si desde o nascimento de seu bebê armándote de paciência e seguindo nossas dicas:



  • Não é necessário que você tenha calorias (evite alimentos gordurosos e doces). Veja mais no valor nutricional dos alimentos que consome. Uma dieta saudável e equilibrada você vai perder peso gradual e naturalmente.

  • Você não salte refeições. Prepare um bom café da manhã (pão integral com um pouco de compota, produtos lácteos, frutas e uma bebida quente). Um bom pequeno-almoço irá mantê-lo com energia, até a hora do almoço.Aumenta o consumo de frutas e legumes para o aporte de vitaminas e minerais.

  • Modera o aporte de gorduras (não mais que uma colher de sopa de óleo por comida), mas não as elimine da dieta. Escolha alimentos preparados no vapor ou grelhado com um pouco de óleo em vez de fritos.

  • Consome três ou quatro produtos lácteos por dia (leite e queijos brancos desnatados ou semidesnatados, iogurte natural, queijo, não muito gordo) para cobrir o déficit de cálcio inerente à gravidez.

  • Come alimentos feculentos, pelo menos em uma das duas refeições. Escolha cereais integrais (arroz integral, pão integral) ricos em fibra, sem esquecer as leguminosas (lentilhas, grão de bico, soja). Não destierres amido da dieta, já que são a principal fonte de energia do seu corpo.

  • Come proteína em cada refeição. Sabe-Se que de 30% a 40 % das mulheres têm deficiência de ferro depois do parto; as carnes vermelhas e os peixes são ricos em ferro. Os peixes gordos, as nozes e as avelãs contêm ácidos Ómega 3, ácidos gordos essenciais, que são muito necessários após a gravidez.Bebe muito, especialmente se você estiver a amamentar: água, chá quente ou frio, o caldo de legumes, chás…

Não te descarriles!


A depressão pós-parto geralmente acompanhada de desejos que te dá vontade de comer o que quer que seja a hora que for. Para evitar estes descarrilhamentos planeja uma colação equilibrada pela manhã e pela tarde. Por exemplo, um iogurte e um par de biscoitos ou dois pedaços de chocolate branco e frutas.


Se apesar de seguir estas dicas nutricionais ainda tem quilos que perder seis meses depois da chegada do bebê, consulte um nutricionista, que elabora uma dieta à sua medida. E não se esqueça de que, uma vez terminada a reabilitação perineal pode retomar suas atividades físicas para ganhar massa muscular.


Christine Angiolini com a colaboração do dr. Jacques Fricker, nutricionista e autor do livro Bem manger pour être au top (Comer bem para estar na melhor forma), Edições Odile Jacob, Paris, França.

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